terça-feira, 26 de abril de 2011
Aniversariantes de Março e Abril
domingo, 24 de abril de 2011
"Eu Trabalhei em Vão" ?
Por Que Jesus, ou Qualquer Homem ou Mulher de Deus
Haveria de Dizer Essas Palavras em Desespero:
"Eu Trabalhei em Vão" ?
Como poderia o próprio Filho de Deus fazer uma declaração destas? E por que gerações de crentes fiéis têm sido reduzidas à palavras tão enganosas? É tudo resultado de se comparar resultados pequenos com altas expectativas.
Pode-se pensar: "Esta mensagem parece que se aplica só a ministros, ou àqueles chamados para realizar uma grande obra para Deus. Percebo que ela é dirigida a missionários ou a profetas da Bíblia. Mas o que ela tem a ver comigo?".
A verdade é que todos nós somos chamados a um grande propósito em comum, e a um ministério: ou seja, sermos como Jesus. Somos chamados a crescer em Sua semelhança, a sermos transformados em Sua imagem. Você simplesmente não pode ser um cristão a menos que esse seja o seu chamado, esse seja o seu único alvo na vida: "Quero me tornar mais e mais como Cristo. Quero ser liberto de todo egoísmo, de toda ambição humana, de toda inveja, impaciência, ira, e da atitude de pensar mal dos outros. Quero ser tudo aquilo que Paulo diz que eu devo ser - para andar em fé e em amor. Senhor, o meu coração anseia ser como Tu".
Que expectativas elevadas! E você tem todas as promessas de Deus para lhe sustentar. Você segura nas mãos a espada de dois gumes, e seu coração se propõe a ser como Jesus. Então você começa a agir para se tornar como Ele.
Em pouco tempo, algumas mudanças maravilhosas começam a acontecer. Você fica mais paciente. Cada reação carnal que surge dentro de si, você rejeita, dizendo: "Isso não é ser igual a Jesus". A sua família, amigos, vizinhos e companheiros de trabalho percebem que você se torna melhor. Toda noite, você pode curtir a vitória daquele dia, e se parabeniza dizendo: "Consegui! Fui mais bondoso hoje. Hoje foi um dia bom, semelhante a Jesus".
Há alguns meses atrás, escrevi uma mensagem entitulada "Chamados para a semelhança de Cristo". Nela digo que a semelhança com Cristo começa em sermos como Jesus junto àqueles que estão pertos de nós. Verdadeiramente creio nisso. Logo, se você é casado, essa pessoa mais perto é o seu cônjuge. Então me dispus a me tornar o esposo mais semelhante a Cristo que um homem pode ser. E trabalhei nisso, me esforçando para ser mais paciente, compreensivo e atencioso.
Na primeira semana, batalhei para rejeitar toda e qualquer irritação. Fiquei o tempo todo recordando: "Jesus não iria fazer isso. Ele não iria dizer o quê quero dizer. Então não vou dizer. Vou ser como Ele".
No fim da semana, perguntei à minha esposa Gwen, "Você tem visto mais de Jesus em mim?". Ela respondeu, "Sim, eu vejo". Fiquei encorajado. Eu pensei, "É isso aí. Finalmente, após todos estes anos, descobri o quê é preciso fazer para ficar mais como Jesus".
Então a semana ruim chegou. Perdi a minha semelhança com Cristo - pelo jeito a cada movimento. No fim da semana, perguntei a Gwen, "O quê você acha de mim agora?". Ela disse, "Mais parecido com Paulo".
Eu gostaria de dizer que a cada dia, sob todos os aspectos, estou me tornando mais como Jesus. Mas a minha luta humana na carne para ser tal como Cristo simplesmente não funcionou. E o fato é que nunca funcionará. Eu continuo lutando com pensamentos, palavras e sentimentos diferentes dos de Cristo. A minha carne não possui a habilidade de lançar fora a carne. Tal trabalho é feito unicamente pelo Espírito Santo: "Se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis" (Romanos 8:13). Em resumo, render-se à obra do Espírito Santo é a única maneira de se tornar verdadeiramente como Cristo.
É em meio à essa guerra contra a carne que muitas vezes caímos no engano. Somos tentados a pensar que fomos chamados, ungidos, e que aprendemos de mestres piedosos - e assim sendo, por que então continuamos a pensar em coisas da carne. Às vezes sucumbimos diante dos mesmos pensamentos que ressoaram ao longo das eras entre o povo de Deus: "Trabalhei em vão. Desperdicei o meu tempo e a minha força. Jamais vi acontecendo aquilo que Deus me prometeu. Não consegui realizar os planos e atos".
Primeiro de tudo, você agora sabe a partir de Isaías 49 que o Senhor conhece a sua batalha. Ele a lutou antes de você. E não é pecado ter pensamentos assim, ou ver-se deslocado com um sentimento de fracasso diante de experiências que lhe despedaçam. Jesus mesmo experimentou isso e era sem pecado.
Segundo, é muito perigoso permitir que essas mentiras do inferno infectem e incendeiem a sua alma. Jesus nos mostrou como sair desse desânimo com a seguinte declaração: "Debalde tenho trabalhado...todavia o meu direito está perante o Senhor, a minha recompensa, perante o meu Deus" (Isaías 49:4). Em hebraico a palavra direito aqui é "veredicto". Cristo está dizendo em verdade, "O veredicto final está com o meu Pai. Somente Ele julga tudo que fiz, e se fui eficiente ou não".
Através dessa passagem Deus está reforçando o seguinte para nós: "Pare de emitir veredictos em relaçao ao teu trabalho para Mim. Não é da sua conta julgar se foi eficiente ou não. Você ainda não sabe o tipo de influência que teve. Você simplesmente não tem a visão para conhecer as bênçãos que lhe estão chegando". Na verdade, não conheceremos muitas destas coisas enquanto não estivermos diante dEle na eternidade.
Em Isaías 49, Jesus ouve o Pai dizendo com todas as letras:
"Sim, Israel ainda não foi reunido. Sim, eu lhe chamei para reunir as tribos, e isso não aconteceu do jeito que o imaginavas. Mas esse chamado é uma coisa pequena comparado com o quê lhe deverá vir. Não se compara com o que tenho preparado. Eu agora vou lhe tornar em luz para o mundo todo. Israel será finalmente reunido; essa promessa será cumprida. Mas tu te tornarás uma luz não apenas para os judeus, mas para os gentios. Tu trarás salvação para o mundo inteiro".
"Israel não se deixou ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força. Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra" (Isaías 49:5-6).
Prezado santo, enquanto o Diabo está mentindo, dizendo que tudo que você fez foi em vão, que nunca verá cumpridas as suas expectativas, Deus em Sua glória está preparando uma bênção maior. Ele tem coisas melhores preparadas, acima de qualquer coisa que você possa imaginar ou pedir.
Não devemos mais ouvir as mentiras do inimigo. Pelo contrário, devemos descansar no Espírito Santo, crendo que Ele cumprirá a obra de tornar-nos mais como Cristo. E devemos nos erguer da desesperação e nos sustentar sobre essa palavra: "Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (I Coríntios 15:58).
Chegou a hora da abundância em seus trabalhos. O Senhor está lhe dizendo basicamente: "Esqueça e abandone essa 'idéia de fracasso'. Está na hora de voltar para a obra. Nada foi em vão! Há muita coisa chegando para ti - então pare com esse abatimento e alegre-se. EU não deixei você pra trás. Proverei abundâncias maiores do que você possa imaginar ou pedir!".Fonte: http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts051219.html
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Ore pela Eritréia!!!
| A Igreja Perseguida na Eritreia | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12ª posição na Classificação de países por perseguição | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ex-colônia italiana, a Eritreia foi ocupada pela Inglaterra em 1941. Em 1952, as Nações Unidas resolveram transformá-la em uma entidade autônoma federada à Etiópia. Entretanto, dez anos depois, o imperador da Etiópia Haile Selassie decidiu anexá-la ao território etíope, dando início a uma luta armada que durou 32 anos. A independência veio logo depois da derrota do sucessor de Haile Selassie, Mengistu Haile Marian. Em 1993, em um referendo apoiado pela Etiópia, o povo eritreu votou quase que unanimemente em favor da independência, deixando a Etiópia sem saída para o mar. A Eritreia saiu de sua demorada guerra de independência em 1993 somente para mergulhar mais uma vez em guerra, primeiro com o Iêmen e depois, de forma mais devastadora, com sua velha adversária, a Etiópia. Em novembro de 2007, uma comissão internacional delimitou a fronteira entre a Eritreia e a Etiópia. O governo eritreu aceitou, mas o etíope não. Por conta disso, a ONU ordenou que tropas de paz ficassem na região até junho de 2008. A Eritreia cortou o fornecimento de combustível para as tropas da ONU, forçando-as a sair. Pouco tempo depois de deixarem o país, tropas eritreias iniciaram uma batalha contra forças do Djibuti na fronteira entre os dois países. A Igrejavoltar ao topo Os cristãos são basicamente ortodoxos, e quase inteiramente da etnia tigrinia. As igrejas evangélicas estão crescendo, mas são limitadas em recursos para treinamento e evangelismo. O medo que o governo tem do extremismo islâmico e dos evangélicos praticamente acabou com projetos e ajuda de ONGs internacionais, e também restringiu a entrada de obreiros cristãos. A perseguiçãovoltar ao topo Os cristãos estão sofrendo a pior perseguição de toda a história da Eritreia. A Constituição de 1997 provê liberdade religiosa, no entanto, ela ainda não foi implementada. Assim, não é permitida a distribuição de Bíblias no Exército e nas escolas. Desde setembro de 2001, foi suspensa definitivamente toda impressão de materiais religiosos (papeis e livros devocionais ou particulares etc.). Desde maio de 2002, todas as igrejas evangélicas estão fechadas por ordem do governo e precisam de autorização para funcionar. A prática de prender aqueles que se reúnem ou exercem qualquer outra atividade religiosa sem a autorização do governo já causou a prisão de mais de dois mil cristãos. Eles são mantidos em condições desumanas, presos em contêineres de metal ou em celas subterrâneas. Os evangélicos não têm personalidade jurídica e, até agora, os registros para suas igrejas não foram concedidos. Atualmente, a igreja evangélica reúne-se ilegalmente nas casas. O governo controla as escolas que eram cristãs e reluta em registrar outras. Em 2002, o governo do presidente Isaías Afworki fechou as 12 igrejas protestantes independentes da Eritreia, proibindo suas congregações de se reunirem até mesmo em casas. Desde então, pastores, soldados, mulheres, adolescentes, crianças e idosos foram presos quando surpreendidos em uma reunião, lendo a Bíblia e orando em grupos. O estado reconhece somente quatro instituições religiosas "históricas" no país, a saber: o islamismo, e as igrejas ortodoxa, católica e luterana evangélica. Dois líderes chave da Igreja do Evangelho Pleno, uma das maiores denominações pentecostais da Eritreia, foram presos às seis horas da manhã de 23 de maio de 2004, em suas casas, em Asmara. Durante as detenções, os policiais confiscaram as chaves dos gabinetes pastorais, e ameaçaram verbalmente suas esposas. Haile Naizgi, que atualmente trabalha como presidente da Igreja do Evangelho Pleno e o Dr. Kifle Gebremeskel, como presidente da Aliança Evangélica na Eritreia, estão presos em Asmara sem nenhum contato com suas famílias ou visitantes. Na mesma época, uma cantora cristã da Eritreia também foi presa em uma operação do Ministério da Defesa, apesar dela já ter cumprido seu serviço militar e nacional obrigatório. Helen Berhane era membro da Igreja Rema e havia lançado um disco que se tornara popular entre os jovens. Ela não atendeu às exigências de assinar um documento renegando sua fé em Cristo, prometendo não cantar mais, não compartilhar sua fé em Cristo e não realizar quaisquer atividades cristãs na Eritreia. Por conta disso, Helen ficou presa até o início de 2007. Ela saiu do país clandestinamente naquele ano e conseguiu asilo na Dinamarca, onde mora com sua filha. Entre 2008 e 2009, foram registradas as mortes de quatro cristãos nas prisões do país. Azib Simon, 37 anos, morreu de malária no Centro de Treinamento Militar Wi'a em agosto de 2008. Mogos Hagos Kiflom, 37, e Mehari Gebreneguse Asgedom, 42, morreram prisão militar de Mitire. Ambos, em consequência da tortura que sofreram. Motivos de oraçãovoltar ao topo 1. Ore para que as restrições ao trabalho das ONGs estrangeiras sejam suspensas, e que seja mantida a harmonia entre as comunidades étnicas e religiosas. 2. Ore para que os cristãos sejam fervorosos por Jesus e causem um impacto significativo em sua nação e além dela. 3. Ore pelos líderes da Igreja, para que eles tenham sabedoria em pastorear o rebanho. Agradeça ao Senhor pelos líderes e membros fieis. 4. Ore por união entre as denominações cristãs da Eritreia e também pelo seu crescimento espiritual. 5. Ore para que o governo seja correto e justo, e que trate todas as religiões com igualdade e justiça. 6. Ore pelas finanças de cada congregação. Os líderes precisam ser pagos, templos precisam ser mantidos e eles têm uma grande responsabilidade de cuidar das famílias dos membros que estão no serviço militar. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
Por que Jesus foi batizado?
Por que Jesus foi batizado? João Batista batizou Jesus para lavar todos os pecados do mundo. Jesus disse para João Batista um pouco antes de ser batizado, “Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça.”(Mateus 3:15). Esta é a razão pela qual Jesus foi batizado. Ele foi batizado para lavar todos os pecados do mundo. Ele levou sobre si todos os pecados do mundo por meio de seu batismo. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”(João 1:29). Ele levou todos os pecados e foi crucificado para expiar os pecados. Contudo, os Israelitas não acreditaram que Jesus era o perfeito Salvador dos pecadores.
Os Israelitas não se submeteram à justiça de Deus, mas Jesus é o fim da lei para a justiça de todo o que crê. O fim da lei significa que Jesus lavou todos os pecados do mundo. Cristo foi julgado segundo a lei para que todos os crentes fossem santificados. Ele encerrou o curso da lei. Jesus redimiu todas as pessoas de seus pecados. Jesus foi batizado para lavar os pecados de toda a humanidade. Ele levou todos os pecados do mundo, entregando-se para ser batizado e recebendo todos os pecados do mundo sobre Sua carne. Ele salvou todas as pessoas do pecado. Ele acabou com o julgamento pela lei levando sobre si os pecados deste mundo por meio de seu batismo e crucificação. Ele nos deu perfeita salvação do julgamento e da maldição da lei.
Foi o fim da lei e o início da salvação da justiça de Deus. Jesus levou os pecados do mundo sendo batizado por João Batista e indo para a Cruz. Como é possível que alguém tenha pecado em seu coração, mesmo se a pessoa acredita na justiça da salvação de Jesus? “Pois aqui está a justiça de Deus, revelada de fé em fé.” O batismo e o sangue de Jesus foram a justiça de Deus. Crer na justiça de Deus é crer no batismo e no sangue de Jesus.
A justiça de Deus foi legitimamente cumprida por meio do batismo de Jesus. Eu quero que você creia nisso. Dessa forma você será salvo de seus pecados. A justiça foi dada para os pecadores, para que eles se tornem sem pecados através do batismo de Jesus. Além disso, o julgamento da justiça de Deus foi a crucificação. “Cristo é o fim da lei”. O julgamento de Deus virá para aqueles que ainda não foram julgados enquanto a lei existe. A lei de Deus revela o pecado e prova que o salário do pecado é a morte, a maldição e o inferno. Portanto, o batismo e o sangue de Jesus acabaram com o curso da lei. Jesus levou todos os nossos pecados e acabou com a lei para cumprir toda a justiça.
Retirada do site: http://www.bjnewlife.org/portuguese/bstudy/sermons_13.php
domingo, 17 de abril de 2011
Não se distancie do caminhar com Cristo!
David Wilkerson
Você Reconhece um Distanciamento em Seu Caminhar Cristão?
Talvez você admita, "Vejo um pouco de distanciamento em minha vida, uma tendência à sonolência. Sei que estou orando cada vez menos. O meu caminhar com Deus não é como deveria ser".
Quando pedi ao Espírito Santo para mostrar como me guardar contra a displicência, Ele me levou a avaliar o distanciamento de Pedro e sua posterior renovação. Era um homem que negou Cristo, ofendeu, dizendo aos acusadores, "Não O conheço".
O quê tinha acontecido? O quê havia levado Pedro até aquele ponto? Foi o orgulho, resultado da jactância da autojustificação. O discípulo havia dito a si mesmo e aos outros, "O meu amor por Jesus jamais esfriará. Cheguei a um ponto na fé em que não preciso admoestação. Os outros podem se afastar, mas eu morro pelo Senhor".
Mas Pedro foi o primeiro entre os discípulos a desistir de lutar. Ele deixou o chamado e voltou à antiga profissão, dizendo aos outros, "Vou pescar". O quê ele realmente estava dizendo era: "Eu não agüento. Achei que não fosse fracassar, mas ninguém jamais fracassou com Deus mais do que eu. Simplesmente não dá mais pra eu enfrentar a luta".
À essa altura, Pedro havia se arrependido da negação de Jesus. E havia sido restaurado no amor do Senhor, quando Cristo apareceu aos seguidores em uma sala fechada, e "soprou" sobre todos eles para receberem o Espírito Santo. Pedro foi perdoado, curado de seu distanciamento e sobre ele veio o sopro do Espírito. Mas por dentro ele ainda se corroia.
Ora, enquanto Jesus esperava que os discípulos voltassem à praia, uma questão permanecia não resolvida na vida de Pedro. Não era suficiente ser restaurado, assegurar-se da salvação. Não era suficiente jejuar e orar, como todo crente consagrado faria. Não, o ponto que Cristo queria focalizar na vida de Pedro era o descuido e a falta de aplicação em outra forma. Eu explico.
Sentados na praia em torno do fogo, comendo e em comunhão, Jesus pergunta a Pedro três vezes: "Você me ama mais do que esses outros?". A cada vez Pedro responde, "Sim, Senhor, Tu sabes que O amo", e Cristo por Sua vez diz, "Apascenta as Minhas ovelhas". Note que Jesus, dessa vez, não o lembra para vigiar e orar, ou ser zeloso na leitura da palavra de Deus. Cristo presume que tais coisas já haviam sido ensinadas. Não, a instrução que dá a Pedro agora é, "Apascenta as Minhas ovelhas".
Eu creio que nessa frase simples, Jesus estava instruindo Pedro sobre como se guardar contra o descuido e o desleixo. Ele estava dizendo basicamente: "Quero que você esqueça o seu fracasso, esqueça que se desviou. Você voltou a Mim agora, e lhe perdoei e restaurei. Então está na hora de você parar de se concentrar em suas dúvidas, falhas e problemas. E a maneira para se fazer isso é não ser displicente com o Meu povo, e ministrar às suas necessidades. Assim como o Pai Me enviou, eu o envio".
O fato é que, posso me dar inteiro à oração, ser um ávido estudioso da Bíblia, trazer o corpo em sujeição, evitar a aparência do mal, jejuar muito e amar a Cristo com paixão. Contudo mesmo fazendo essas coisas, ainda é possível eu negligenciar a grande salvação que me é dada. Como? Me fechando à necessidade humana. Se eu fizer todas essas coisas e ainda permanecer desinteressado quanto aos perdidos e necessitados, ou se ignorar os que sofrem dentro do corpo de Cristo, me tornei como o caranguejo eremita, me concentrando só em minhas próprias necessidades e segurança.
Tristes, alguns pastores muitas vezes me dizem, "Agora não consigo mais achar cooperadores ou voluntários para nada. Depois da igreja, as pessoas correm para o carro, e nunca param se oferecendo para ajudar em algum dos ministérios". Que quadro triste o desta igreja: cheia de pessoas antes fortes espiritualmente, agora fracas, que tomaram o caminho do caranguejo eremita.
O livro de Atos oferece uma ilustração do chamamento para que nos concentremos nas necessidades dos outros, ao invés de em nós mesmos. Após o derramamento (do Espírito) no Pentecostes, "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2:42). Era bom que os apóstolos estivessem ajudando os outros a permanecerem na palavra e na oração.
Então Pedro e João subiram "ao templo" para orar, onde viram um coxo que lhes pediu esmolas. Fica claro que os discípulos tinham visto esse homem antes, pois já haviam estado no templo em outras ocasiões, e ele era visto lá esmolando sempre.
Dessa vez Pedro viu o mendigo à vista das palavras que Jesus lhe havia dito: "Apascenta as minhas ovelhas". E o discípulo respondeu. As escrituras dizem que "fitando-o" (3:4), dessa vez Pedro não negligenciou o seu chamado. Ele decidiu, "Tenho de fazer algo", e começou tomando as mãos do homem e levantando-o. Você conhece o resto da história: o coxo acabou dando saltos e louvando a Deus, totalmente curado.
Com freqüência os nossos olhos são como os daquela rara espécie de animal que mencionei acima: eles parecem funcionar mas na verdade "não enxergam". E a verdade é a seguinte: há necessidades que Jesus gostaria que atendêssemos e que estão sempre diante de nós. Só precisamos de olhos espirituais para vê-las.
Se você é persistente na oração e na palavra de Deus, isso prosperará a sua alma. Mas agora é hora de também pedir ao Espírito Santo que abra os seus olhos às necessidades dos que estão à soleira da sua porta. Ele será fiel para lhe guiar à oportunidades para ministrar, para lhe mostrar uma necessidade diante da qual você passou muitas vezes mas nunca "enxergou" antes. Se você responder à essa orientação, jamais será levado a se distanciar.
Esta é a salvaguarda, o muro de proteção: "apascenta as Minhas ovelhas".
Fonte: http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts060320.html
Você Reconhece um Distanciamento em Seu Caminhar Cristão?
Talvez você admita, "Vejo um pouco de distanciamento em minha vida, uma tendência à sonolência. Sei que estou orando cada vez menos. O meu caminhar com Deus não é como deveria ser".
Quando pedi ao Espírito Santo para mostrar como me guardar contra a displicência, Ele me levou a avaliar o distanciamento de Pedro e sua posterior renovação. Era um homem que negou Cristo, ofendeu, dizendo aos acusadores, "Não O conheço".
O quê tinha acontecido? O quê havia levado Pedro até aquele ponto? Foi o orgulho, resultado da jactância da autojustificação. O discípulo havia dito a si mesmo e aos outros, "O meu amor por Jesus jamais esfriará. Cheguei a um ponto na fé em que não preciso admoestação. Os outros podem se afastar, mas eu morro pelo Senhor".
Mas Pedro foi o primeiro entre os discípulos a desistir de lutar. Ele deixou o chamado e voltou à antiga profissão, dizendo aos outros, "Vou pescar". O quê ele realmente estava dizendo era: "Eu não agüento. Achei que não fosse fracassar, mas ninguém jamais fracassou com Deus mais do que eu. Simplesmente não dá mais pra eu enfrentar a luta".
À essa altura, Pedro havia se arrependido da negação de Jesus. E havia sido restaurado no amor do Senhor, quando Cristo apareceu aos seguidores em uma sala fechada, e "soprou" sobre todos eles para receberem o Espírito Santo. Pedro foi perdoado, curado de seu distanciamento e sobre ele veio o sopro do Espírito. Mas por dentro ele ainda se corroia.
Ora, enquanto Jesus esperava que os discípulos voltassem à praia, uma questão permanecia não resolvida na vida de Pedro. Não era suficiente ser restaurado, assegurar-se da salvação. Não era suficiente jejuar e orar, como todo crente consagrado faria. Não, o ponto que Cristo queria focalizar na vida de Pedro era o descuido e a falta de aplicação em outra forma. Eu explico.
Sentados na praia em torno do fogo, comendo e em comunhão, Jesus pergunta a Pedro três vezes: "Você me ama mais do que esses outros?". A cada vez Pedro responde, "Sim, Senhor, Tu sabes que O amo", e Cristo por Sua vez diz, "Apascenta as Minhas ovelhas". Note que Jesus, dessa vez, não o lembra para vigiar e orar, ou ser zeloso na leitura da palavra de Deus. Cristo presume que tais coisas já haviam sido ensinadas. Não, a instrução que dá a Pedro agora é, "Apascenta as Minhas ovelhas".
Eu creio que nessa frase simples, Jesus estava instruindo Pedro sobre como se guardar contra o descuido e o desleixo. Ele estava dizendo basicamente: "Quero que você esqueça o seu fracasso, esqueça que se desviou. Você voltou a Mim agora, e lhe perdoei e restaurei. Então está na hora de você parar de se concentrar em suas dúvidas, falhas e problemas. E a maneira para se fazer isso é não ser displicente com o Meu povo, e ministrar às suas necessidades. Assim como o Pai Me enviou, eu o envio".
O fato é que, posso me dar inteiro à oração, ser um ávido estudioso da Bíblia, trazer o corpo em sujeição, evitar a aparência do mal, jejuar muito e amar a Cristo com paixão. Contudo mesmo fazendo essas coisas, ainda é possível eu negligenciar a grande salvação que me é dada. Como? Me fechando à necessidade humana. Se eu fizer todas essas coisas e ainda permanecer desinteressado quanto aos perdidos e necessitados, ou se ignorar os que sofrem dentro do corpo de Cristo, me tornei como o caranguejo eremita, me concentrando só em minhas próprias necessidades e segurança.
Tristes, alguns pastores muitas vezes me dizem, "Agora não consigo mais achar cooperadores ou voluntários para nada. Depois da igreja, as pessoas correm para o carro, e nunca param se oferecendo para ajudar em algum dos ministérios". Que quadro triste o desta igreja: cheia de pessoas antes fortes espiritualmente, agora fracas, que tomaram o caminho do caranguejo eremita.
O livro de Atos oferece uma ilustração do chamamento para que nos concentremos nas necessidades dos outros, ao invés de em nós mesmos. Após o derramamento (do Espírito) no Pentecostes, "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2:42). Era bom que os apóstolos estivessem ajudando os outros a permanecerem na palavra e na oração.
Então Pedro e João subiram "ao templo" para orar, onde viram um coxo que lhes pediu esmolas. Fica claro que os discípulos tinham visto esse homem antes, pois já haviam estado no templo em outras ocasiões, e ele era visto lá esmolando sempre.
Dessa vez Pedro viu o mendigo à vista das palavras que Jesus lhe havia dito: "Apascenta as minhas ovelhas". E o discípulo respondeu. As escrituras dizem que "fitando-o" (3:4), dessa vez Pedro não negligenciou o seu chamado. Ele decidiu, "Tenho de fazer algo", e começou tomando as mãos do homem e levantando-o. Você conhece o resto da história: o coxo acabou dando saltos e louvando a Deus, totalmente curado.
Com freqüência os nossos olhos são como os daquela rara espécie de animal que mencionei acima: eles parecem funcionar mas na verdade "não enxergam". E a verdade é a seguinte: há necessidades que Jesus gostaria que atendêssemos e que estão sempre diante de nós. Só precisamos de olhos espirituais para vê-las.
Se você é persistente na oração e na palavra de Deus, isso prosperará a sua alma. Mas agora é hora de também pedir ao Espírito Santo que abra os seus olhos às necessidades dos que estão à soleira da sua porta. Ele será fiel para lhe guiar à oportunidades para ministrar, para lhe mostrar uma necessidade diante da qual você passou muitas vezes mas nunca "enxergou" antes. Se você responder à essa orientação, jamais será levado a se distanciar.
Esta é a salvaguarda, o muro de proteção: "apascenta as Minhas ovelhas".
Fonte: http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts060320.html
quarta-feira, 13 de abril de 2011
A única esperança!
O Mundo de Hoje
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), existem atualmente 192 países e 52 territórios. Neles, se movimentam uma população de quase 6 bilhões de pessoas (5,8 bilhões em 1996). A ONU estima que o número de habitantes do mundo em 2015 estará entre 7,10 e 7,83 bilhões de pessoas.
A infra-estrutura mundial tem estrutura apenas para 1 bilhão de pessoas. Sabendo disto, então concluímos que cerca de 5 bilhões, vivem sem as condições adequadas de vida e, outros ainda sem nenhuma condição. Praticamente na miséria absoluta.
Estes números têm trazido uma falta de perspectiva, desconforto e desespero para a humanidade. A esperança e a confiança de crer e apostar no futuro, de estar sempre otimista achando que tudo vai melhorar, estão cada vez mais diminuindo, ainda que estejamos no limiar do 3º milênio, quando o mundo inteiro se prepara para uma nova modalidade de vida.
As necessidades do mundo
Aqui, portanto, surge a grande necessidade de Cristo para todas estas pessoas. Jesus deve fazer parte integrante de nossas vidas, deve ser nosso Senhor. Porque em Cristo e por meio dEle nasce uma nova esperança na pessoa humana; não tão somente para o futuro que nos espera, como para o tempo que ainda nos resta aqui nessa terra enquanto estamos vivos, mas também nos diz respeito a eternidade. Nosso futuro após a morte.
Somente Jesus Cristo deve ser o Senhor de nossas vidas, Ele nos oferece condições para enfrentar as batalhas... Por esse motivo Ele tem chamado todos aqueles que ainda não O aceitaram em seu coração: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28). Mas não se deixe enganar, pois Ele não está falando de seu cansaço da vida, do trabalho para ganhar o pão de cada dia; Cristo fala do cansaço de levar uma vida vã sem Deus, cheia de pecados e incertezas.
Jesus e os milênios
Jesus Cristo foi a esperança de muitos no milênio passado e muitos nEle creram e salvaram suas almas, e continua sendo a esperança neste milênio presente e nós os cristãos cremos que também será daquele que há de vir.
Nele e por Ele alcançaremos a vitória para nossas almas e também para as nossas necessidades, principalmente as espirituais. Paulo, o grande apóstolo, diz que “Deus segundo suas riquezas, suprirá todas nossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. (Filipenses 4:19). E também aos irmãos de Éfeso: "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera". (Efésios 3.20); Ele acrescenta quando fala aos de Roma: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele (Cristo) todas as coisas?". (Romanos 8.32).
Se você quer ter suas necessidades supridas por Deus juntamente com Jesus Cristo, então você tem que O aceitar de todo o coração, do íntimo do seu ser, então serás salvo, assim receberá em seu coração os três maiores dons de Deus, "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (I Coríntios 13:13). Desta forma, você conseguirá perseverar com Cristo até o fim. Até o dia da decisão final, o dia do juízo. (Apocalipse 20:10-14).
A Vida Eterna
Quando uma pessoa tiver aceitado a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, então terá a vida eterna já garantida nas mãos de Cristo.Existem muitas passagens na Bíblia, a Palavra de Deus, que nos dá a promessa e garantia da vida eterna, mas vamos ver apenas dois versículos do Evangelho de João:
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". (João 5:24);
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16).
A partir deste momento, esta pessoa torna-se uma nova criatura, um filho de Deus, e nasce em seu coração uma nova perspectiva de vida e uma nova esperança marcada pela confiança inabalável dada com respeito a vida presente e a futura.
"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos". (I João 3:1-2).
A Decisão
Não seria no momento o seu dilema neste mundo de tantas incertezas? Como você vê seu futuro depois que morrer? Você tem certeza que estará num bom lugar após partir daqui? Garanta tudo isso! É somente olhar para Cristo e Ele tudo fará por você. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Salmos 37:5).
Preparado por Daniel Borges 21/12/2001
domingo, 10 de abril de 2011
Faça a diferença!
Faça mais e fale menos | Pastor Sérgio Fernandes
Provérbios 12:9 - ¶ Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão.
O Senhor tem procurado, nestes últimos dias da Igreja, uma geração santa, zelosa e compassiva. Um povo que abandonou discursos bonitos para viver uma vida bonita. Que promete menos e faz mais! Que não separa o cristianismo do cotidiano. Que ao invés de pregar a doutrina, a vive em seu cotidiano.
Na congregação que pastoreio, tenho procurado ensinar os irmãos a fazerem do evangelho seu estilo de vida. Chega de exibicionismo religioso, de jargões espiritualizados. É tempo de viver a fé e transformar este mundo.
Aceite o convite de Deus para a transformação. Fale menos, prometa menos, e faça mais. Plante uma pequena semente de mudança e permita que o Espírito a faça germinar em uma nova vida pra você!
Aceite fazer a diferença!
Deus te abençoe!
Fonte: http://devocionais.amoremcristo.com/devocionais_texto.asp?id=766
Provérbios 12:9 - ¶ Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão.
O Senhor tem procurado, nestes últimos dias da Igreja, uma geração santa, zelosa e compassiva. Um povo que abandonou discursos bonitos para viver uma vida bonita. Que promete menos e faz mais! Que não separa o cristianismo do cotidiano. Que ao invés de pregar a doutrina, a vive em seu cotidiano.
Na congregação que pastoreio, tenho procurado ensinar os irmãos a fazerem do evangelho seu estilo de vida. Chega de exibicionismo religioso, de jargões espiritualizados. É tempo de viver a fé e transformar este mundo.
Aceite o convite de Deus para a transformação. Fale menos, prometa menos, e faça mais. Plante uma pequena semente de mudança e permita que o Espírito a faça germinar em uma nova vida pra você!
Aceite fazer a diferença!
Deus te abençoe!
Fonte: http://devocionais.amoremcristo.com/devocionais_texto.asp?id=766
domingo, 3 de abril de 2011
Não se embaraçe, Não se enrede com as coisas do mundo!
“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” (2Tm 2:4 ACF)
Já que o cristão foi alistado pelo Senhor, e está no serviço ativo para Ele, não deve enredar-se nos assuntos da vida diária. A ênfase está na palavra enredar-se. Não pode separar-se por completo do negócio no mundo, pois tem de trabalhar para prover o necessário para a sua família. É inevitável que exista uma certa participação nos assuntos de cada dia, de outra maneira teria que sair do mundo, como Paulo nos recorda isso em 1Co 5:10.
Mas não deve deixar-se enredar. Tem de guardar as suas prioridades no lugar adequado. Há ocasiões, até em que as coisas que são boas em si mesmas podem chegar a ser inimigas do melhor.
William Kelly diz que: “enredar-se nos negócios da vida significa converter-se em seu sócio e implica uma renúncia a separar-se do mundo.”
Enredo-me quando me envolvo na política do mundo como meio para resolver os problemas do homem. Isso seria como se empregasse o meu tempo “arrumando cadeiras e mesas no Titanic.”
Enredo-me quando ponho mais ênfase no serviço social do que no Evangelho como um remédio para os males do mundo.
Enredo-me quando os negócios me dominam de tal maneira que dedico os meus melhores esforços a fazer dinheiro. Desta maneira, ao viver para enriquecer, perco a minha vida.
Enredo-me quando o Reino de Deus e a sua justiça já não têm o primeiro lugar na minha vida.
Enredo-me quando me absorvem certas coisas que são muito pequenas para um filho da eternidade, como as deficiências minerais do tomate e do berbigão, os hábitos dos antílopes de Wyoming durante o verão, o conteúdo macrobiótico das ‘camisetas’ de algodão, a reação dos corantes nas batatas fritas ou os movimentos pós rotacionais do olho da pomba. Estes estudos podem estar bem como um meio para ganhar o sustento, mas não são dignos da paixão de uma vida inteira.
Fonte:
http://www.cursosbiblicos.com/
De dia en dia—Verdades por las cuales vivir—365 Lecturas Devocionales, William MacDoanald
Um dia de cada vez, William MacDonald. Tradução de Carlos António da Rocha
http://no-caminhodejesus.blogspot.com/
Já que o cristão foi alistado pelo Senhor, e está no serviço ativo para Ele, não deve enredar-se nos assuntos da vida diária. A ênfase está na palavra enredar-se. Não pode separar-se por completo do negócio no mundo, pois tem de trabalhar para prover o necessário para a sua família. É inevitável que exista uma certa participação nos assuntos de cada dia, de outra maneira teria que sair do mundo, como Paulo nos recorda isso em 1Co 5:10.
Mas não deve deixar-se enredar. Tem de guardar as suas prioridades no lugar adequado. Há ocasiões, até em que as coisas que são boas em si mesmas podem chegar a ser inimigas do melhor.
William Kelly diz que: “enredar-se nos negócios da vida significa converter-se em seu sócio e implica uma renúncia a separar-se do mundo.”
Enredo-me quando me envolvo na política do mundo como meio para resolver os problemas do homem. Isso seria como se empregasse o meu tempo “arrumando cadeiras e mesas no Titanic.”
Enredo-me quando ponho mais ênfase no serviço social do que no Evangelho como um remédio para os males do mundo.
Enredo-me quando os negócios me dominam de tal maneira que dedico os meus melhores esforços a fazer dinheiro. Desta maneira, ao viver para enriquecer, perco a minha vida.
Enredo-me quando o Reino de Deus e a sua justiça já não têm o primeiro lugar na minha vida.
Enredo-me quando me absorvem certas coisas que são muito pequenas para um filho da eternidade, como as deficiências minerais do tomate e do berbigão, os hábitos dos antílopes de Wyoming durante o verão, o conteúdo macrobiótico das ‘camisetas’ de algodão, a reação dos corantes nas batatas fritas ou os movimentos pós rotacionais do olho da pomba. Estes estudos podem estar bem como um meio para ganhar o sustento, mas não são dignos da paixão de uma vida inteira.
Fonte:
http://www.cursosbiblicos.com/
De dia en dia—Verdades por las cuales vivir—365 Lecturas Devocionales, William MacDoanald
Um dia de cada vez, William MacDonald. Tradução de Carlos António da Rocha
http://no-caminhodejesus.blogspot.com/
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)













